sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Cat in Kitchen - Esparguete negro com camarão e molho de tomate

Acho que já disse por aqui que adoro cozinhar. Tenho imensa pena de não ter mais tempo para me dedicar a este prazer. Acho que todas nos queixamos do mesmo não é verdade?! Assim sendo vou partilhar convosco uma receita faço algumas vezes pois é dos pratos preferidos do M. É fácil, rápido e eficaz.


 Ingredientes para duas pesssoas (normalmente sobra para o meu almoço do dia seguinte):

- 250g de esparguete negro
- 1 lata de 400g de tomate pelado (quando é altura do tomate prefiro usar os tomates mesmo, de preferência os "coração de boi")
- 500g de camarão (eu compro daquele congelado já cozido numa loja de congelados que há perto do meu trabalho, aquela sacas do supermercado além de ficar mais caro, o camarão enconhe para metade depois de descongelado e cozinhado)
- 120g de cebola (mais ou menos)
- 4 dentes de alho
- azeite


Preparação

Ora minhas queridas para fazer esta receita recorri à minha amiga Bimby para fazer o molho de tomate. O famoso molho de tomate da Bimby. Não é nada que não se faça no tacho, mas lá é mais prático. Principalmente porque enquanto ela o faz eu posso ir dar um jeitinho na casa, passear o cão, o que houver para fazer e precisar de ser despachado. Assim sendo começo por pôr a Bimby ao serviço a fazer o molho de tomate.

Molho de tomate:
- 120g de cebola
- 1 dente de alho
- 50g de azeite
- 800g de tomate em pedaços (uso metade da quantidade pois prefiro fazer sempre que possível fresco)
- 1 c. chá açucar
- 1/2 c. chá sal
- 6 folhas de manjericão (ou outra erva qualquer, se não houver ervas frescas as de frasco também servem)

1. Coloque no copo a cebola, o alho e o azeite, pique 5seg/vel5 e refoque 7min/vel1
2. Adicione o tomate, o açucar, o sal e o manjericão e programe 20min/100º/vel2.

Depois do molho estar feito, salteio os camarões em azeite e allho numa sertã e quando estiverem douradinhos adiciono o molho de tomate previamente feito e fica ali um bocadinho à espera que a Bimby coza a massa. (Mais uma coisa que se faz muito bem num tacho, mas na Bimby é mais pratico).
Por fim colocasse a massa já cozida num tacho com um bocado de mantiga e mistura-se a massa com o preparado dos camarões. 

Ah, para quem gostar de queijo parmesão como o M., fica muito bem colocado por cima da massa. Et voilá... refeição pronta. Também podem acrescentar mexilhão por exemplo, cá em casa é que preferimos só com os camarões.



3 comentários:

Litle bit of other worlds: