sexta-feira, 18 de julho de 2014

Temas delicados


Ontem fui tomar café com um querido amigo que foi pai por estes dias. Estava ele a contar a longa odisseia que passou uma vez que a esposa começou com contracções fortíssimas domingo de madrugada mas como não tinha dilatação, a bebé só nasceu quarta de madrugada, depois de várias idas ao hospital, quase 3 noites sem dormir e muita ansiedade acumulada. Eu cheia de pena daquele casal, principalmente dela, que deve ter passado um mau bocado tantos dias cheia de dores, disse que por essas e por outras é que não há nada que chegue a uma cesariana. É que se ouve cada história.... esta jovem mamã pelo menos sofreu mas acho que agora está tudo bem. Eu realmente penso que mais vale uma cicatriz na barriga que ficar com a vida sexual comprometida, e em alguns casos até com problemas urinários. É a minha opinião, vale o que vale e nem tenho filhos nem sei se pensarei diferente quando for a altura. Mas tudo isto para dizer que duas amigas minhas (já mães, há que respeitar isso) atacaram-me como duas feras a defender o parto natural!! E quando eu disse que a amamentação pode ser tão complicada que não há nada que chegue ao biberão?! Ai mataram-me mesmo! Acho que perdi ali duas amigas. Era vê-las aos berros, só não me expulsaram da mesa porque não calhou. Percebi ali que há temas muito delicados e que para a próxima, pense eu o que pensar, vou guardar para mim. Afinal de contas.... cada um sabe de si. 

3 comentários:

  1. Eu sou da mesma opinião em relação à cesariana e também já tive uma dessas discussões (sendo que a pessoa em questão achava que eu não podia ter opinião porque ainda não sou mãe)...
    É das discussões mais parvas que pode haver. O corpo é nosso, nós é que decidimos o que fazer.. Eu só se não puder é que tenho um filho por parto natural... Mas lá está, isto é apenas a minha opinião ;)

    ResponderEliminar
  2. Been there :P
    É um tema delicado, de facto. Mais vale guardarmos para nós. Até porque, como nunca passámos por isso, não temos voto na matéria (or so they say).

    Beijinho, participa no sorteio que estou a fazer no meu blog ;)
    Espelho da Isabel

    ResponderEliminar
  3. Estas a pensar na cesariana como benéfica para a mulher, mas se vires a investigação na área da obstetrícia, vais notar que um bebê que nasce por parto natural tem tendência a ser mais saudável, com uma maior probabilidade de ter um desenvolvimento normativo. Por isso é que o médico e a parteira têm tendência a apenas optarem por cesariana em casos de extrema necessidade, já que são prejudiciais para o bebé.

    ResponderEliminar

Litle bit of other worlds: